UemaSul: implantação do curso de Medicina está em andamento

Publicado por 20 de junho de 2018 às 08:40

O projeto para a implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) está em fase de consultoria. A graduação vai abranger toda a Região Tocantina do Estado, a qual tange 22 municípios que a compõem e estima-se que o projeto seja finalizado até 2019. Além da criação do curso, está prevista a formação do Centro de Ciências da Saúde da UemaSul.

A consultoria de planejamento está sendo realizada por uma empresa de São Paulo, que em conjunto com a comissão responsável, realiza visitas técnicas e levantamentos sobre a Rede de Saúde da Região. De acordo com a Presidente da Comissão Organizadora de Implantação do Curso de Medicina, Sheila Elke Araújo, o grupo trabalha desde o começo deste ano na criação. “Queremos que este profissional formando seja diferente e traga resultados de crescimento para a Região”, explicou a presidente.

Afora as questões estruturais, as unidades responsáveis discutem também os pontos pedagógicos e as diretrizes curriculares. A fim de agregar mudanças às atuais políticas de saúde, a organização do curso é feita com base na realidade a qual a Região está inserida e também dentro do contexto de crescimento da própria Uemasul.

Para a Gestora Regional de Saúde, Iracilda Viana, o curso de Medicina dentro do ensino público vai ampliar o acesso para aqueles que desejam ingressar nessa formação. Um dos pontos ainda reforçado pela gestora é o melhoramento do número de médicos na população da região, com maior familiaridade dos problemas da população local. “O Maranhão é o estado com menor número de médicos por habitantes no país, então os índices de profissionais disponíveis vai ser aperfeiçoado”, afirmou Iracilda.

Fonte:

Tags:  
Link de Acesso a Matería
UemaSul: implantação do curso de Medicina está em andamento – O Itaqui Notícias UemaSul: implantação do curso de Medicina está em andamento | O Itaqui Notícias