Maranhão já registrou nove casos de H1N1 em 2020; uma pessoa morreu

Publicado por 3 de março de 2020 às 10:20

Semanas depois do surto do novo coronavírus deixar o mundo em constante alerta, o Governo do Maranhão levantou suspeita sobre dois casos no Maranhão. No entanto, após alguns dias de investigação, foi constatado que uma das pacientes, atendida na UPA do Vinhais, estava, na verdade, com o vírus H1N1 (Influenza A), que também já assustou o mundo quando, em 2009, Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia mundial da doença.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), somente em 2020, ocorreram nove casos de H1N1 no território maranhense, com uma morte registrada. Em relação à higiene preventiva, as recomendações que o órgão faz são similares às de prevenção ao coronavírus, como lavar as mãos várias vezes ao dia e utilizar o álcool em gel.

Vacinas antecipadas

No fim de fevereiro, o Ministério da Saúde anunciou que decidiu antecipar para 23 de março a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Com a população imunizada contra esse vírus, fica mais fácil fazer o diagnóstico do novo coronavírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, a antecipação tem dois objetivos:

  • Facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19, causada pelo novo coronavírus (2019 n-CoV);
  • Evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado;

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1, por exemplo). E justamente por isso pode ajudar profissionais de saúde a diagnosticar – por eliminação – eventuais casos de Covid-19.

Sintomas do H1N1

O vírus H1N1, conhecido inicialmente no mundo como gripe suína, apresenta os mesmos sintomas de uma gripe convencional:

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Mal-estar
  • Tosse

A forma mais eficiente de se prevenir é tomando a vacina contra a influenza (gripe). As doses podem ser encontradas nos postos de saúde.

Fonte:G1MA

Fonte:

Tags:  
Link de Acesso a Matería
Maranhão já registrou nove casos de H1N1 em 2020; uma pessoa morreu – O Itaqui Notícias Maranhão já registrou nove casos de H1N1 em 2020; uma pessoa morreu | O Itaqui Notícias