O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou orientações e regras da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 nesta quinta-feira, 10 de outubro. Com o nome de “Redação Enem 2019: Cartilha do Participante”, o documento explica como é a prova, dá dicas para os estudantes e traz exemplos de textos com nota máxima na edição passada.
Confira a Cartilha do Participante do Enem 2019
O anúncio da Cartilha do Participante foi feito durante a coletiva de imprensa sobre o Enem 2019, na manhã de hoje, com a presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub, o qual estava acompanhado do presidente do Inep, Alexandre Lopes.
A redação do Enem é uma produção textual do tipo dissertativo-argumentativo, exigindo que o estudante desenvolva seu texto a partir de um tema proposto pelo Inep, baseando-se no material de apoio oferecido na prova (dados, mapas, notícias, trechos de livros, infográficos).
Veja também: MEC diz que cairá ideologia no Enem 2019
Do ponto de vista estrutural, a redação deve ter o mínimo de sete linhas e o máximo de 30, não pode ter identificação do participante na folha definitiva do texto e não tem título obrigatório. Além disso, o Inep só aceita redações que sejam escritas com caneta preta.
A redação do Enem segue uma ordem de desenvolvimento: tema -> tese -> argumento -> proposta de intervenção. A prosposta de intervenção é a solução que o participante deve apresentar para o problema destacado na prova e que é a temática da dissertação.
Em relação aos temas, o Inep adota temáticas voltadas para ordem social, científica, cultural ou política. A redação é o única prova dissertativa do Enem e é o espaço em que o estudante mostra seu conhecimento adquirido em sala de aula, domínio da Língua Portuguesa e capacidade de análise e argumentação.
Veja todos os temas da redação do Enem
A redação do Enem tem como nota máxima possível 1000 pontos. Os corretores avaliam o texto a partir de cinco competências (aspectos) definidas pelo Inep, sendo que cada uma vai de 0 a 200 pontos.
Fonte:Vestibular.brasilescola
Fonte: