Há cinco jogos sem vencer no Brasileiro e com poucos gols, Cruzeiro desafia força defensiva do Grêmio em abertura do returno

Publicado por 22 de agosto de 2018 às 08:56

Distante da liderança e há cinco rodadas sem vencer no Campeonato Brasileiro (dois empates e três derrotas), o Cruzeiro inicia contra o Grêmio a sua campanha no returno da competição. O jogo desta quarta-feira está marcado para as 21h45, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

O time celeste encerrou a primeira metade da Série A na oitava posição, com 26 pontos, a 15 do líder São Paulo. Embora ainda restem 19 partidas, a briga pelo título está muito longe, até pelo fato de as atenções estarem divididas com as semifinais Copa do Brasil e as oitavas de final Copa Libertadores. O objetivo inicial dos comandados do técnico Mano Menezes é melhorar a situação na classificação, conforme afirma o armador Arrascaeta. Vice-artilheiro do elenco em 2018, com 11 gols, o uruguaio voltará à equipe titular depois de cumprir suspensão por três cartões amarelos no empate por 1 a 1 com o Bahia, domingo, no Mineirão.

“Teremos que sair nos próximos jogos em busca da vitória. Estamos distantes dos times que estão brigando pelas primeiras posições e, sem dúvida, precisamos trazer pontos de Porto Alegre. O time deles está mais próximo dos que estão encabeçando a lista. Cabe a nós tentar tirar essa diferença. Há cinco rodadas não conquistamos vitórias então chegou a hora de reverter isso”.
Para enfrentar o Grêmio, o Cruzeiro deverá ter mudanças em relação ao time que enfrentou o Bahia. O zagueiro Dedé e o volante Henrique, por exemplo, nem sequer viajaram com a delegação para Porto Alegre. Seus substitutos serão Lucas Romero e Manoel. Outra cara nova pode ser o lateral-direito Ezequiel, uma vez que Edilson ainda sente dores na coxa direita.
Contra a melhor defesa
Com 15 gols em 19 jogos no Brasileiro – acima apenas de Ceará (12) e Paraná (9) –, o Cruzeiro terá o desafio de balançar a rede do Grêmio, dono da defesa menos vazada da competição, com oito gols sofridos. Em 13 ocasiões, o Tricolor gaúcho ficou com a meta invicta na Série A. Além disso, levou somente quatro gols em 10 apresentações no seu estádio.

Uma das esperanças de mudar esse cenário é o argentino Hernán Barcos, na iminência de disputar a nona partida pelo Cruzeiro. Nas oito apresentações anteriores, ele marcou apenas um gol. Os números aquém do esperado, principalmente pela expectativa criada em virtude do bom primeiro semestre dele a serviço da LDU de Quito (11 gols em 22 jogos), têm causado impaciência na torcida. Mas o Pirata é defendido pelos próprios colegas. “Ele é um jogador importante. Ele não fez muitos gols, mas briga muito para o nosso time e cria espaço para nós que chegamos perto da área. Para nós, a posição dele é fundamental. Não tenho dúvida que o momento dele vai chegar. Ele tem de estar tranquilo, que tudo vai dar certo”, observa Arrascaeta.

Vinnicius Silva/Cruzeiro

Barcos marcou apenas uma vez: na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-PR, pela 14ª rodada do Brasileiro

Barcos, de 34 anos, já teve passagem de sucesso pelo Grêmio. De fevereiro de 2013 a fevereiro de 2015, disputou 113 jogos a serviço do Tricolor e marcou 45 gols, tornando-se o maior artilheiro estrangeiro do clube. Em 2014, faturou a Chuteira de Ouro, daRevista Placar, por ter contabilizado 29 gols na temporada. A condecoração foi dividida com o também centroavante Fred, à época no Fluminense.

Jejum

Na edição de 2018 do Brasileiro, o Cruzeiro chegou a dar indício que brigaria pelo título ao vencer consecutivamente América (3 a 1) e Atlético-PR (2 a 1), no Mineirão. As duas vitórias colocaram o time em quarto lugar na 14ª rodada, com 24 pontos. Contudo, a sequência não foi nada positiva: derrotas para Corinthians (2 a 0, na Arena Corinthians), São Paulo (2 a 0, no Mineirão) e Flamengo (1 a 0, no Maracanã), e empates com Vitória (1 a 1, no Barradão) e Bahia (1 a 1, no Mineirão).
Técnicos
Ambos os técnicos têm identificação com as duas agremiações. O cruzeirense Mano Menezes ganhou projeção nacional ao comandar o Grêmio entre 2005 e 2007. Em 169 jogos, registrou 89 vitórias, 35 empates e 45 derrotas. Foi campeão da Série B de 2005 e dos Estaduais de 2006 e 2007, além de ter alcançado a decisão da Copa Libertadores de 2007. Já o gremista Renato Gaúcho ficou marcado no Cruzeiro como jogador, no ano de 1992: marcou 18 gols em 18 partidas e levantou os troféus do Campeonato Mineiro e da Supercopa Libertadores.
Retrospecto
O Grêmio é um dos grandes clubes do futebol brasileiro sobre o qual o Cruzeiro mais leva vantagem em confrontos diretos. Em 75 partidas, os mineiros triunfaram 33 vezes, contra 23 dos gremistas. Houve ainda 19 empates. Enquanto a Raposa marcou 94 gols, o Tricolor contabilizou 74. No duelo do turno da Série A de 2018, os gaúchos diminuíram essa larga diferença ao triunfarem por 1 a 0, no Mineirão, dia 14 de abril. O gol foi marcado pelo atacante André.
Remanescentes de semifinal
Em 2017, Cruzeiro e Grêmio se enfrentaram no Mineirão pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. Há vários remanescentes desse duelo, que terminou com vitória mineira no tempo normal, por 1 a 0, e nos pênaltis, por 3 a 2. No lado celeste, quem esteve em campo naquele dia 23 de agosto e será titular nesta quarta-feira são o goleiro Fábio, o lateral-direito Ezequiel, o zagueiro Leo e os meias Robinho e Thiago Neves. Na formação gaúcha há o zagueiro Kannemann, o lateral-esquerdo Cortez, o meia Ramiro e os atacantes Luan e Everton.
Ingressos para a torcida do Cruzeiro
Os torcedores do Cruzeiro interessados em acompanhar ‘in loco’ o jogo contra o Grêmio poderão comprar ingressos nesta quarta-feira, das 16h45 às 22h30, na bilheteria de visitante da Arena do Grêmio. O preço para ocupar o assento é de R$ 70.
GRÊMIO X CRUZEIRO
GRÊMIO
Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Jailson, Ramiro, Luan e Everton; Jael
Técnico: Renato Gaúcho
CRUZEIRO
Fábio; Ezequiel, Manoel, Leo e Egídio; Lucas Romero e Lucas Silva (Ariel Cabral); Robinho, Thiago Neves e Arrascaeta; Barcos
Técnico: Mano Menezes
Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: quarta-feira, 22 de agosto de 2018
Horário: 21h45
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)

Assistentes adicionais: Rodrigo Nunes Sá (RJ) e Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)

Grêmio no Brasileiro

Posição: 4º
Pontos: 36
Jogos: 19
Vitórias: 10
Empates: 6

Derrotas: 3
Gols marcados: 23
Gols sofridos: 8
Artilheiro: Everton (6 gols)Cruzeiro no Brasileiro

Posição: 8º

Pontos: 26
Jogos: 19
Vitórias: 7
Empates: 5
Derrotas: 7
Gols marcados: 15
Gols sofridos: 16
Artilheiro: Arrascaeta (3 gols)
Fonte:df.superesportes

Fonte:

Tags:  
Link de Acesso a Matería
Há cinco jogos sem vencer no Brasileiro e com poucos gols, Cruzeiro desafia força defensiva do Grêmio em abertura do returno – O Itaqui Notícias Há cinco jogos sem vencer no Brasileiro e com poucos gols, Cruzeiro desafia força defensiva do Grêmio em abertura do returno | O Itaqui Notícias