Distante da liderança e há cinco rodadas sem vencer no Campeonato Brasileiro (dois empates e três derrotas), o Cruzeiro inicia contra o Grêmio a sua campanha no returno da competição. O jogo desta quarta-feira está marcado para as 21h45, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
O time celeste encerrou a primeira metade da Série A na oitava posição, com 26 pontos, a 15 do líder São Paulo. Embora ainda restem 19 partidas, a briga pelo título está muito longe, até pelo fato de as atenções estarem divididas com as semifinais Copa do Brasil e as oitavas de final Copa Libertadores. O objetivo inicial dos comandados do técnico Mano Menezes é melhorar a situação na classificação, conforme afirma o armador Arrascaeta. Vice-artilheiro do elenco em 2018, com 11 gols, o uruguaio voltará à equipe titular depois de cumprir suspensão por três cartões amarelos no empate por 1 a 1 com o Bahia, domingo, no Mineirão.
Uma das esperanças de mudar esse cenário é o argentino Hernán Barcos, na iminência de disputar a nona partida pelo Cruzeiro. Nas oito apresentações anteriores, ele marcou apenas um gol. Os números aquém do esperado, principalmente pela expectativa criada em virtude do bom primeiro semestre dele a serviço da LDU de Quito (11 gols em 22 jogos), têm causado impaciência na torcida. Mas o Pirata é defendido pelos próprios colegas. “Ele é um jogador importante. Ele não fez muitos gols, mas briga muito para o nosso time e cria espaço para nós que chegamos perto da área. Para nós, a posição dele é fundamental. Não tenho dúvida que o momento dele vai chegar. Ele tem de estar tranquilo, que tudo vai dar certo”, observa Arrascaeta.
Barcos marcou apenas uma vez: na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-PR, pela 14ª rodada do Brasileiro
Barcos, de 34 anos, já teve passagem de sucesso pelo Grêmio. De fevereiro de 2013 a fevereiro de 2015, disputou 113 jogos a serviço do Tricolor e marcou 45 gols, tornando-se o maior artilheiro estrangeiro do clube. Em 2014, faturou a Chuteira de Ouro, daRevista Placar, por ter contabilizado 29 gols na temporada. A condecoração foi dividida com o também centroavante Fred, à época no Fluminense.
Jejum
Assistentes adicionais: Rodrigo Nunes Sá (RJ) e Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
Grêmio no Brasileiro Posição: 4º Pontos: 36 Jogos: 19 Vitórias: 10 Empates: 6
Fonte: