Caravana da Mulher Maranhense leva serviços de saúde e cidadania para o Jardim América

Publicado por 5 de fevereiro de 2020 às 08:36

Consultas, mamografias, preventivos, testes rápidos, aferição de pressão arterial, glicemia e palestras. Esses são os serviços ofertados pela Caravana da Mulher Maranhense, que nesta terça (4) e quarta-feira (5), atende mulheres que moram no bairro Jardim América e adjacências, uma das regiões mais populosas de São Luís.

A ação é realizada pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o objetivo de levar serviços como os de saúde para mulheres da capital e do interior do Maranhão.

A Caravana oferece gratuitamente mamografia, preventivo, teste de glicemia, teste de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e consulta ao clínico geral. Além disso, o momento também é de conscientização sobre o enfrentamento da violência contra as mulheres, como explica a chefe do Departamento de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Semu, Simona Sâmia.

Mamografia foi um dos exames realizados pela Caravana da Mulher Maranhense durante a ação no Jardim América (Foto: Carlinhos Pereira)

“Além dos serviços de saúde, direito primordial, estamos tentando também conscientizar as mulheres contra a violência que nós sofremos diariamente, tanto na esfera doméstica, quanto familiar”, detalha Simona.

Com atendimentos em comunidades indígenas e para internas do Sistema Prisional Maranhense, a Caravana da Mulher Maranhense tem ainda como meta: resgatar a valorização do papel da mulher na sociedade.

Conscientização

“Nós trazemos estes serviços para perto do público. Quando a mulher não pode ir, nós vamos até ela, para que elas possam cuidar da saúde e, acima de tudo, se autovalorizar, conhecer os trabalhos que nós ofertamos, para que ela busque melhoria de vida e independência financeira”, frisa Simona Sâmia.

A secretária Ildenir Batista Vieira, 41 anos, mora na Santa Efigênia e não perdeu a oportunidade de fazer um check-up. Nas carretas da Caravana da Mulher Maranhense ela se consultou com o clínico geral, fez o preventivo e a mamografia.

“É muito importante e de fácil acesso. Há mais facilidade quanto temos essas ações sociais, ajuda muito as pessoas que não têm acesso à saúde. A mulher precisa desses serviços. A nossa saúde carece de um atendimento específico para as mulheres”, avalia Ildenir.

Fonte:

Tags:  
Link de Acesso a Matería
Caravana da Mulher Maranhense leva serviços de saúde e cidadania para o Jardim América – O Itaqui Notícias Caravana da Mulher Maranhense leva serviços de saúde e cidadania para o Jardim América | O Itaqui Notícias