Paciente monitorada com suspeita de coronavírus apresenta melhora dos sintomas, diz SES

Publicado por 2 de março de 2020 às 08:35

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) a mulher de 22 anos que está sendo monitorada por suspeita do novo coronavírus em São Luís, apresenta boa evolução do seu estado de saúde, sem febre ou tosse. A informação foi confirmada em boletim médico emitido nesse domingo (1º).

A mulher, que estava internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Itaqui-Bacanga, teve alta na noite desse sábado (29). O caso não chegou a ser reconhecido como oficialmente suspeito pelo Ministério da Saúde, mas ela estava sendo monitorada por ter relatado passar por países como China, França e Japão, que apresentam casos da doença.

O caso continua sob investigação pelas autoridades de saúde e a paciente continua em isolamento domiciliar. A ação faz parte do protocolo indicado pelo Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS),

A paciente chegou a cinco dias em São Luís e deu entrada na UPA do Itaqui-Bacanga com sintomas como dispneia, tosse seca e febre de 37º. Segundo a SES, a análise da amostra laboratorial foi enviada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA), conforme o protocolo, para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Primeiro caso descartado

A Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (SEMUS) descartou, no fim da manhã deste sábado (29), um dos dois casos suspeitos do novo coronavírus na capital maranhense. O caso é o da paciente que estava em observação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais. O caso não chegou a ser reconhecido oficialmente como suspeito pelo Ministério da Saúde.

A paciente que teve quadro clínico descartado é uma mulher de 49 anos, que, recentemente, esteve na Itália e apresentou comprometimento respiratório com sintomas como febre alta, tosse e cansaço progressivo.

Protocolo de atendimento

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou ainda que está adotando as medidas previstas no Plano de Contingência para o COVID-19 no Maranhão, elaborado em conformidade com o Plano de Contingência Nacional e Gestão de Riscos.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, explicou que o governo do Maranhão está preparado e com protocolos de atendimentos definidos para lidar com os casos suspeitos da doença.

“O plano de contingência foi elaborado para responder às necessidades locais para minimizar o avanço da doença, caso haja introdução do vírus no estado. As ações definidas pelo plano orientam os serviços de saúde da rede estadual, que está preparada para o atendimento e em conformidade com as diretrizes nacionais propostas pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde”, destaca o secretário.

 

Fonte:G1MA

Fonte:

Tags:  
Link de Acesso a Matería
Paciente monitorada com suspeita de coronavírus apresenta melhora dos sintomas, diz SES – O Itaqui Notícias Paciente monitorada com suspeita de coronavírus apresenta melhora dos sintomas, diz SES | O Itaqui Notícias