Sinproesemma participa da 1° Conferência Estadual Mapa da Educação

Publicado por 24 de setembro de 2018 às 08:31

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinproesemma) participou da 1° Conferência Estadual Mapa Educação realizada nos dias 18 e 19 deste mês pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Movimento Mapa Educação. O evento, ocorrido no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa, com apoio do Sinproesemma, promoveu debates sobre a educação, envolvendo jovens estudantes na defesa das políticas públicas educacionais.

“Foi um evento muito importante porque abordou assuntos como a evasão escolar, por exemplo, que possui um índice muito grande devido à falta de estímulo dos alunos para estarem nas escolas”, avaliou o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira.

Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma

Oliveira destaca a criação dos Institutos Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) como uma boa alternativa para enfrentar a questão da evasão. “Agora foi inaugurado um novo momento da educação no estado, que são as escolas em tempo integral. Isso estimula adolescentes e jovens que querem prosseguir em seus estudos. É um incentivo a mais, proporcionando, assim, a diminuição da evasão escolar. Dessa forma, eles se sentem mais qualificados e preparados para o mercado de trabalho”, ressalta.

“A implantação das escolas em tempo integral foi iniciada em 2017, com 11 centros, em quatro municípios. E agora, em 2018, já foram alcançadas 36 unidades em 24 municípios, totalizando cerca de 9 mil estudantes beneficiados com este novo modelo de escola, que é inovador no estado e que proporciona benefícios aos alunos”, destacou a coordenadora de gestão do Programa de Educação Integral da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Nathalia Vito.

MOVIMENTO

O Movimento Mapa Educação foi criado por jovens formados nas principais universidades do mundo e tem como missão acesso de todos os brasileiros a uma educação de qualidade.

A conferência no Maranhão marca o lançamento de um núcleo regional do movimento no estado, que tem a missão de promover debates sobre temas centrais da educação, estimulando nos jovens o desejo de mudança e tornando-os protagonistas do debate pela educação.

Os participantes terão a oportunidade de apresentar as suas ideias em debates, eventos culturais, workshops sobre educação, mesas redondas, palestras e em outros momentos voltados para a ação e formação de jovens

Na 1ª Conferência foram elaborados planos de ação com a visão dos estudantes sobre pautas comuns da educação e da juventude. Esses planos serão encaminhados aos órgãos governamentais responsáveis para encaminhamentos. Os jovens, por sua vez, serão desafiados a aplicar o que aprenderam em sua comunidade.

Para a Superintendente de Educação Básica da Seduc, Elisiane Carneiro, o evento teve grande importância para a melhoria da educação. “Debatemos reforma do ensino médio e a educação em tempo integral, e de que maneira essas estratégias ajudam os adolescentes e jovens na melhoria da sua aprendizagem, que é o foco da Seduc. A cada dia estamos buscando melhoria para que os estudantes consigam ter um ambiente favorável à sua aprendizagem”, avaliou.

Durante o evento foram abordados outros temas como: Desafios da Educação Integral: uma abordagem sobre evasão escolar; Base Nacional Comum Curricular; Reforma do Ensino Médio, Mapa Educação; Pesquisa sobre ”A educação que desejamos”; Mobilização para a transformação social: arte, participação popular e transparência; Educação e Ciência; A escola da periferia: como democratizar os avanços na educação brasileira; Juventude, empreendedorismo e mercado: desafios e oportunidades; Juventudes conectadas: promoção da cidadania e garantia de direitos; Diversidade nas escolas: como garanti-la e respeitá-la; Pesquisa, ciência, tecnologia e educação nas escolas e ativismo e protagonismo jovem.

Sinproesemma

Fonte:

Tags:  
Link de Acesso a Matería
Sinproesemma participa da 1° Conferência Estadual Mapa da Educação – O Itaqui Notícias Sinproesemma participa da 1° Conferência Estadual Mapa da Educação | O Itaqui Notícias