Uber apresenta seu táxi voador, a mistura de carro e helicóptero

Publicado por 10 de maio de 2018 às 10:45

A empresa de transporte compartilhado Uber apresentou nesta semana o protótipo de seu veículo voador, com o qual espera transportar passageiros pelos ares em cinco anos. O modelo, ainda em desenvolvimento, é um híbrido entre o automóvel voador e o mini helicóptero, um aparelho elétrico de decolagem vertical (VTOL, em inglês).

É um conceito de veículo, não existe nada ainda“, disse à AFP Eric Allison, diretor do Uber Elevate, o programa aéreo da empresa. A expectativa da companhia é que esses veículos sobrevoem, num futuro bem próximo, metrópoles como Los Angeles (EUA), conhecida por seus eternos engarrafamentos.

“Assim como os arranha-céus aliviaram um problema de congestão residencial e comercial, o UberAIR também irá na vertical”, disse Nikhil Goel, diretor de produtos do Uber Elevate. “Nosso objetivo é melhorar radicalmente a mobilidade global”, completou.

Com o mais recente anúncio, a Uber mostra que adiantou os planos. No ano passado a empresa esperava fazer a primeira demonstração de seu protótipo em 2020 e a fase comercial três anos depois, com os Jogos Olímpicos de 2028 na mira.

“Acreditamos que é possível reduzir os custos para que estes veículos sejam equivalentes a um automóvel”, disse Allison, enquanto Goel explicou que a aeronave será totalmente elétrica – e consequentemente não poluente – e que poderá voar de 240 a 320 km/h com uma autonomia de 96 km.

No anúncio, que aconteceu em Los Angeles, a Uber mostrou imagens de seus futuros aviões, dignos do filme de ficção científica de Ridley Scott Blade Runner, ambientados na metrópole californiana. Por enquanto o carro voador prevê um piloto, mas a empresa não descarta que eles sejam automatizados no futuro.

Holen ressaltou que a tecnologia de carros voadores já existe e que agora as barreiras serão muito mais normativas, sobre como esses veículos serão usados no trânsito do espaço aéreo. Foram apresentados protótipos da fabricante brasileira Embraer, da eslovena Pipistrel e da americana Karem Aircraft.

A Uber – que anunciou uma nova aliança com a Nasa e outra com a Força Aérea dos Estados Unidos – mostrou também desenhos feitos por empresas de arquitetura dos “vertiportos”, uma espécie de heliporto com várias plataformas situados no topo dos arranha-céus.

 

  • Leia mais em AFP

Carta Capital

Fonte:

Tags:  
Link de Acesso a Matería
Uber apresenta seu táxi voador, a mistura de carro e helicóptero – O Itaqui Notícias Uber apresenta seu táxi voador, a mistura de carro e helicóptero | O Itaqui Notícias
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x