Barrada no baile que agita “Deus salve o rei”, a partir de sexta-feira, Amália (Marina Ruy Barbosa) não é. Mas a mulher de Afonso (Romulo Estrela) se vê obrigada a provar o gosto amargo da rejeição no banquete em que o rei reúne o conselho de Cália para tentar conseguir um empréstimo que o permitiria salvar Montemor de uma grave crise financeira. Verdade seja dita, o saldo do evento é desastroso. Além de a plebeia não ser aceita como futura rainha, o dinheiro necessário para promover uma mudança no reino não chega.
— Alguns membros da realeza olham para Amália com desprezo, soltam piadinhas, mas ela mantém a cabeça erguida porque sabe que sua postura precisa ser impecável para que Afonso consiga o empréstimo. Quando não é aceita pelo conselho, fica triste nem tanto pela rejeição dos nobres, mas pela do povo de Montemor. Amália vê que muitos não concordam com a sua união com o rei — diz Marina Ruy Barbosa.
Como se não bastasse a frustração por não ter sucesso em seus planos, Afonso ainda sofre ao ser pressionado a se separar da amada para se casar com Catarina (Bruna Marquezine), o que abriria as portas para as relações comerciais de Montemor com Cália.
O diretor Fabricio Mamberti entre Bruna Marquezine, Romulo Estrela e Marina Ruy Barbosa Foto: Paulo Belote/Rede Globo/Divulgação
— Ele não entende o posicionamento dos reis, que não querem que Amália seja rainha só pelo fato de ela não ser uma nobre. Afonso quer tirar Montemor da falência e não enxerga todas as maldades que Catarina faz. Então, por estar disposto a salvar o reino, não descarta nenhuma possibilidade — observa Romulo Estrela.
Mas se depender da torcida de Marina, o rei não se casará com Catarina:
— O amor de Afonso e Amália é genuíno.
Banquete real
Afonso (Romulo Estrela) oferece um banquete farto para os reis de Cália. No cardápio do nobre, são servidos presunto cru, carnes variadas, tortas, pães, queijos, saladas, frutas frescas e secas, além de doces de frutas vermelhas. Para beber, vinho, que em cena é substituído por suco de uva integral, servido em jarras douradas.
Decoração
O salão de festas onde acontece o baile foi decorado com flores como rosa canela, rosa chá e hortência branca. Penduradas entre as colunas e decorando as mesas, foram colocadas guirlandas de heras. Bandeiras com os brasões dos reinos de Cália completam a ornamentação do espaço.
Muitas horas de gravação
Sob a direção de Fabrício Mamberti, o elenco gravou durante dois dias as cenas do banquete, que irão ao ar em três capítulos. Além dos atores, 120 figurantes participaram da sequência.
Fonte: