Vulcão do Havaí lança cinzas a 9 km de altura, e sobe alerta para explosões

Publicado por 18 de maio de 2018 às 11:10

O vulcão Kilauea, no Havaí, lançou cinzas a mais de nove quilômetros de altura. Os cientistas advertem que o fenômeno pode ser a primeira de uma série de violentas explosões na cratera.

“Isto aliviou a pressão de maneira temporal. Podemos ter eventos adicionais maiores e poderosos”, destacou à imprensa a geóloga Michelle Coombs, do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), em Hilo.

Os residentes da Grande Ilha receberam o conselho de se refugiar da queda das cinzas, em razão dos níveis de gases tóxicos expelidos nas explosões. A lava brotou de fissuras no terreno da localidade e destruiu ao menos 37 casas e várias estradas desde a erupção, há duas semanas. Duas mil pessoas foram evacuadas de suas residências, segundo funcionários de saúde.

O vento pode levar a coluna de cinzas de Kilauea até Hilo, a maior cidade da Grande Ilha e importante centro turístico. A Defesa Civil do condado emitiu um alerta e ordenou que os residentes se protejam da queda das cinzas.

Geóloga inspeciona estrada após erupção de vulcão

Geóloga inspeciona estrada após erupção de vulcão Geóloga inspeciona estrada após erupção de vulcão Foto: HANDOUT / REUTERS
Geólogos ressaltaram a probabilidade de a forte explosão ser a primeira de uma série de explosões originadas pelo vapor, que foram vistas pela última vez em 1924.

A intensificação de gás tóxico dióxico de enxofre forçou o fechamento de colégios nos arredores de Pahoa, a 40 quilômetros ao leste do vulcão. Soldados da Guarda Nacional usam máscaras em um cruzamento próximo. Geólogos e funcionários do USGS foram retirados do cume do Kilauea pouco antes da explosão e uma câmera mostrou a coluna de cinzas e pedaços de magma sobre as encostas da cratera.

 

Extra

Fonte:

Tags:  
Link de Acesso a Matería
Vulcão do Havaí lança cinzas a 9 km de altura, e sobe alerta para explosões – O Itaqui Notícias Vulcão do Havaí lança cinzas a 9 km de altura, e sobe alerta para explosões | O Itaqui Notícias