“Uma nova história começa agora”, declara Kim em encontro das Coreias”

Publicado por 27 de abril de 2018 às 10:40

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, e o presidente do sul, Moon Jae-in, sentaram-se em uma mesa oval para iniciar o encontro entre os dois países nesta sexta-feira (27).

O encontro, no prédio da Casa da Paz, no lado sul da Zona Desmilitarizada que divide as duas Coreias, é a terceira cúpula desde o fim da Guerra da Coreia, em 1953.

O líder norte-coreano Kim Jong Un saudou nesta sexta-feira 27 o início de uma nova era de paz, à frente de um encontro com o presidente do sul, Moon Jae-in.

Uma nova história começa agora – no ponto inicial da história e na era da paz“, apontou a mensagem que Kim escreveu em um livro de visitas no local da cúpula da Casa da Paz, no lado sul da Zona Desmilitarizada que divide as Coreias.

Os líderes da Coreia do Norte e do Sul trocaram um caloroso aperto de mão sobre a linha de demarcação que divide os dois países antes de uma cúpula histórica.“Estou feliz em conhecê-lo“, disse Moon Jae-in ao seu colega Kim Jong Un, no momento em que ele se tornou o primeiro líder do Norte a entrar no Sul desde a Guerra da Coreia.

Moon também entrou rapidamente no norte antes de caminhar de volta.

Após uma breve conversa, os dois líderes caminharam até a Casa da Paz de Panmunjom, onde foi assinado o armistício de 1953.

Kim é o primeiro líder norte-coreano a entrar no sul desde a Guerra da Coreia, há 65 anos.

Trata-se da terceira reunião intercoreana, após os encontros celebrados em Pyongyang em 2000 e 2007, e marca um ponto de inflexão após a aproximação diplomática que se seguiu a um período de alta tensão na península.

Segundo a agência oficial norte-coreana KCNA, Kim viajou à Zona Desmilitarizada para “discutir honestamente com Moon Jae-in todas as questões que surjam para melhorar as relações intercoreanas e se obter a paz, a prosperidade e a reunificação da península da Coreia”.

O tema do arsenal nuclear de Pyongyang está no centro da agenda, após a Coreia do Norte obter um rápido progresso em sua tecnologia atômica sob o mandato de Kim, que herdou o poder com a morte do pai, em 2011.

 

 

Por:Carta Capital

Fonte:

Tags:  
Link de Acesso a Matería
 “Uma nova história começa agora”, declara Kim em encontro das Coreias” – O Itaqui Notícias  “Uma nova história começa agora”, declara Kim em encontro das Coreias” | O Itaqui Notícias
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x