Um palestino morre e 147 ficam feridos em protestos em Gaza

Publicado por 14 de maio de 2018 às 09:54

Ao menos 28 palestinos morreram e mais de 1.000 feridos nos protestos na fronteira da Faixa de Gaza contra a transferência da embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv para Jerusalém e por ocasião da Marcha do Retorno, que reivindica o direito dos refugiados a voltar aos seus lares, nesta segunda-feira (14). Os números foram informados pelo Ministério da Saúde palestino em Gaza.

Segundo confirmou o porta-voz da entidade, Ashraf al Qedra, o primeiro morto foi Anas Qudieh, de 21 anos, por impacto de um projétil de arma de fogo no leste de Khan Yunis, no sul do território palestino.

Pouco depois morreu outro jovem, identificado como Musab Abu Leila, de 28 anos, nas manifestações no leste de Jabalya, no norte da Faixa de Gaza, segundo o mesmo porta-voz.

Mais tarde foram reportadas as mortes de outros cinco palestinos, entre eles um menor de idade, Izaldin Musa al Samak, de 14 anos; Obaidan Salem Farhan, 30; Mohammed Ashraf Abu Stah, 26; Izaldin Nahid al Aweiti, 23; e Bilal Ahmed Abu Daqa, 26. Posteriormente, foi confirmada a morte de outras pessoas, mas suas identidades ainda não foram divulgadas.

Em atualização constante do número de mortos e feridos, a autoridade de saúde palestina já fala em 1.693 feridos, com lesões de diversa gravidade.

Resultado de imagem para Um palestino morre e 147 ficam feridos em protestos em Gaza

Resultado de imagem para Um palestino morre e 147 ficam feridos em protestos em Gaza

O serviço de emergência Crescente Vermelho (equivalente local da Cruz Vermelha) confirmou que a maioria dos feridos foram atendidos por disparos de arma de fogo, por estilhaços procedentes destes disparos, inalação de gás, pancadas e contusões.

 Forças israelenses, que tinham advertido a população com panfletos para que não se aproximassem da fronteira, jogaram gás lacrimogêneo contra os manifestantes para evitar que se aproximassem da cerca, de acordo com a agência EFE, citando testemunhas.

Também disseram que um grupo de manifestantes palestinos conseguiu cortar a cerca de segurança, se infiltrou por vários metros em território israelense e voltou à Faixa. O Exército israelense disse desconhecer essa ação.

 

 

Por:Oitaqui com informações do Uol

Fonte:

Tags:  
Link de Acesso a Matería
Um palestino morre e 147 ficam feridos em protestos em Gaza – O Itaqui Notícias Um palestino morre e 147 ficam feridos em protestos em Gaza | O Itaqui Notícias
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x