Mais de 400 casos de violência contra o idoso foram registrados este ano no MA

Publicado por 6 de junho de 2018 às 08:23

O Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), registrou de janeiro a abril deste ano, 426 denúncias envolvendo maiores de 60 anos. No ano passado, foram 1.381 casos de violência.

Os dados foram revelados pelo defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, que conduziu, desta terça-feira (05), o lançamento da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa 2018.

Segundo o defensor-geral, o relatório do Ciapvi aponta também a negligência, o abuso financeiro e a violência psicológica como os tipos de abuso mais registrados pela instituição. E Centro, São Francisco e Bairro de Fátima como os bairros da capital onde os indicadores de violência contra o idoso são mais elevados.

A campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa idosa, que este ano trabalha a temática “Violência contra a pessoa idosa é necessário prevenir, é possível superar”, marca as comemorações alusivas ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho.

Além disso, 2018 foi escolhido como o Ano de Valorização à população idosa, com base na Lei 13.646/2018, o que se deu em razão da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos, celebrada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em 2015.

 

 

Por:MA10

Fonte:

Tags:  
Link de Acesso a Matería
Mais de 400 casos de violência contra o idoso foram registrados este ano no MA – O Itaqui Notícias Mais de 400 casos de violência contra o idoso foram registrados este ano no MA | O Itaqui Notícias